A carregenina é um aditivo alimentar muito usado pela indústria alimentar, cosmético e farmacêutico, que funciona como um estabilizante, ajudando a preservar e alterar a textura de vário produtos industrializados.
A carragenina, chamada também de goma carragena é muito últil por suas propriedades estabilizantes, espessante e emulsificantes. Tudo isso torna os alimentos mais cremoso ou com uma textura mais suave e agradável.
Serve para clarificar e estabilizar algumas bebidas, pasta de dente, lubrificantes pessoais e outros produtos da indústria.
Existe uma controvérsia em relação á carragenina. Enquanto alguns pesquisadores mostram que o aditivo alimentar é um agente inflamtório e pode aumentar o risco de doenças , outros cientistas afirmam que ainda não é possível afirmar malefícios da carragenina a saúde.
Existe dois tipos de carragena, que diferem entre si pelo processo de extraçao da alga..
Alguns scientistas acreditam que o aditivo pode se degradar ao entrar em contato com o ácdo estomacal e se tornar perigoso a saúde, causando os seguintes efeitos colaterais:
*Inflamação;
*Inchaço abdominal;
*Resistência a insulina e tolerância a glicose;
*Alergia;
*Síndrome do intestino irritável(SII);
*Pólipos intestinais;
Lesões cancerosas;
*Úlcera.
Embora não existem evidências suficiente para comprovar esses riscos, é importante saber que há esse risco no meio científico.
Assim, pessoas que já sofrem de alguns desconfortos estomacal ou de doenças inflamatória intestinal podem se sentir melhor e mais seguras reduzindo ou evitando a carragenina nos alimentos.
Leia mais